ciencia

Misteriosos planetas flutuantes

Astrónomos espanhóis descobriram, aparentemente, dezoito planetas à deriva no espaço fazendo parte da constelação Orion. Estes poderão estar a pôr em causa todas as teorias até hoje avançadas sobre a formação de planetas.

Astrónomos descobriram, aparentemente, dezoito planetas à deriva no espaço fazendo parte da constelação Orion. Se se confirmar que realmente são planetas, a sua existência porá em causa todas as teorias sobre a formação de planetas até hoje.

Os planetas têm a sua origem em gás e pó que giram em torno de uma nova estrela que os condensa e os une. No entanto, esta nova descoberta leva a crer que podem ter outra origem e evolução.

Estes «planetas» carecem de uma estrela central e formam uma parte da aglomeração da estrela «Sigma Orionis», que não tem mais de cinco milhões de anos.

«A formação de novos e flutuantes objectos de massa planetária como estes são difíceis de explicar com os nossos modelos actuais de formação de planetas», disse Maria Rosa Zapatero Osório, do Instituto de Astrofísica das Canárias, em Tenerife, Espanha.

Redação