ciencia

Clone de vaca leiteira leiloado por 18.800 contos

Uma vitela que ainda não nasceu já foi vendida, em leilão, por 18.800 contos, na Expo Leiteira Mundial, no Illinois, Estados Unidos. Trata-se do clone de uma vaca, «Mandy», que produz anualmente 12.500 litros de leite.

A vitela clonada ainda não se tem sequer nas patas, mas já foi vendida, num leilão, por 18.800 contos. O clone, ainda por nascer de «Mandy», uma vaca premiada de raça Holstein, foi vendido, sexta-feira, por um grupo económico de gado leiteiro de Minnesota, naquela que é considerada a primeira transacção de uma vaca leiteira clonada.

«Mandy» produz, por ano, 12.491 litros de leite, o dobro da média nacional, para o seu dono Ron Bader, das Quintas Carousel, em Orangeville, Illinois. O seu clone foi vendido em Madison, na Expo Leiteira Mundial, o maior acontecimento comercial daquela indústria.

«Confesso, honestamente, que ignoramos o que podemos esperar», disse Jesus Martinez, vice-presidente de comercialização da Infigen Inc, a empresa que fez a clonagem. «Isto é extremamente excitante para a indústria», acrescentou, citado na France Presse.

A Infigem, com sede em De Forest, Wisconsin, tem o seu próprio rebanho de gado clonado, usado para produzir proteínas de engenharia genética para empresas farmacêuticas. Até agora, ninguém tinha clonado animais apenas para os vender.

Martinez disse que a empresa esperava ganhar pelo menos 11.500 contos pelo clone de Mandy.

O Landox Syndicate of Minneapolis comprou o clone de Mandy e receberá a vitela quando ela tiver seis meses.

Redação