Uma vitela que ainda não nasceu já foi vendida, em leilão, por 18.800 contos, na Expo Leiteira Mundial, no Illinois, Estados Unidos. Trata-se do clone de uma vaca, «Mandy», que produz anualmente 12.500 litros de leite.
A vitela clonada ainda não se tem sequer nas patas, mas já foi vendida, num leilão, por 18.800 contos. O clone, ainda por nascer de «Mandy», uma vaca premiada de raça Holstein, foi vendido, sexta-feira, por um grupo económico de gado leiteiro de Minnesota, naquela que é considerada a primeira transacção de uma vaca leiteira clonada.
«Mandy» produz, por ano, 12.491 litros de leite, o dobro da média nacional, para o seu dono Ron Bader, das Quintas Carousel, em Orangeville, Illinois. O seu clone foi vendido em Madison, na Expo Leiteira Mundial, o maior acontecimento comercial daquela indústria.
«Confesso, honestamente, que ignoramos o que podemos esperar», disse Jesus Martinez, vice-presidente de comercialização da Infigen Inc, a empresa que fez a clonagem. «Isto é extremamente excitante para a indústria», acrescentou, citado na France Presse.
A Infigem, com sede em De Forest, Wisconsin, tem o seu próprio rebanho de gado clonado, usado para produzir proteínas de engenharia genética para empresas farmacêuticas. Até agora, ninguém tinha clonado animais apenas para os vender.
Martinez disse que a empresa esperava ganhar pelo menos 11.500 contos pelo clone de Mandy.
O Landox Syndicate of Minneapolis comprou o clone de Mandy e receberá a vitela quando ela tiver seis meses.