ciencia

Certificação pode causar «boom» do comércio electrónico

A certificação digital desempenha um papel muito importante para o «boom» do comércio electrónico transfronteiriço, defendeu hoje o director de Sistemas da Sociedade Interbancária de Serviços.

A certificação digital desempenha um papel muito importante para o «boom» do comércio electrónico transfronteiriço, afirmou hoje José Pina Miranda, director de Sistemas da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS).

«Deste modo, o receptor de uma mensagem/transacção electrónica assinada digitalmente tem a garantia de que o emissor tem a identidade do titular do certificado», explicou.

A SIBS (entidade que gere o sistema multibanco) organizou hoje em Lisboa a primeira reunião de accionistas e do conselho de administração da Global Trust Authority (GTA), uma autoridade de âmbito mundial de que a empresa portuguesa é accionista.

A GTA é uma organização que pretende garantir a identidade de entidades (pessoas e/ou empresas) a nível global, através de uma hierarquia de certificação, no mundo on line.

A SIBS disponibiliza os serviços de PKI (Public Key Infrastructure) MULTICERT, oferecendo assim serviços de Autoridade de Certificação, onde se emitem certificados digitais de identidade que podem ser usados para assinar digitalmente as mensagens e transacções electrónicas.

«Uma vez que nas transacções efectuadas através da Internet os interlocutores não têm, muitas vezes, uma relação pessoal, coloca-se a questão de quem se responsabiliza pela identidade do emissor, garantindo a confiança da transacção», explicou José Miranda, sublinhando que é esse o papel que a GTA se propõe fazer.

Além disso, a GTA disponibiliza também mecanismos que possibilitam a validação «real-time» do certificado digital, ou seja, verificam a fiabilidade do emissor.

A GTA foi criada formalmente em Agosto por instituições financeiras da Bélgica, França, Portugal, Espanha e Holanda, representando mais de 800 bancos.

Redação