ciencia

Europa ganha sufixo próprio «.eu»

A organização que administra a internet deu a sua aprovação para a criação de um novo sufixo para sites na rede mundial de computadores: «.eu». No entanto ainda é cedo para se encontrar na internet endereços que terminem com este sufixo.

A organização que administra a internet deu a sua aprovação preliminar para a criação de um novo sufixo para sites na rede mundial de computadores: um domínio próprio para a União Europeia, «.eu».

Mas ainda é cedo para se encontrar na internet endereços que terminem em «.eu».

Mike Roberts, Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICAAN), disse que a aprovação definitiva será dada quando a sua empresa ajustar os detalhes finais com os europeus que serão encarregados de distribuir as designações.

A Comissão Europeia quer um sufixo «eu» para unificar os negócios do continente.

Actualmente, as empresas francesas utilizam «.fr», as britânicas «.co.uk» e as alemãs «.de».

O sufixo «.eu» seria incorporado a outros 244 nomes regionais dados a países e territórios.

A internet possui sufixos gerais como «.com» e «.org», e a ICAAN informou que criará outros no próximo ano.

Normalmente, a ICAAN determina códigos regionais apenas para países territórios que fazem parte das listas da International Standard Organization (ISO).

No começo deste ano, por exemplo, a ICAAN aprovou o sufixo «.ps» para os palestinos, pois eles fazem parte da listagem da ISO.

Mas esse não é o caso da União Europeia. Assim, a ICAAN adoptou, no mês, Passado, uma resolução que permite tais códigos, sempre e quando a ISO os colocar na sua lista complementar de nomes reservados. A União Europeia está nessa relação.

Os europeus acreditam que o sufixo «.eu» daria uma maior visibilidade aos negócios do continente, aumentando o comércio electrónico da região.

Os responsáveis pela ideia também alegam que tal sufixo poderia ajudar a promover os valores europeus e a diversidade cultural da internet, que é, historicamente, dominada por sites norte-americanos.

Redação