ciencia

Adiado envio da primeira tripulação para a EEI

Motivos técnicos adiaram o envio da primeira tripulação à Estação Espacial Internacional (EEI). De origem russo norte-americana, cosmonautas não vão poder acoplar à Estação no final deste mês.

O envio da primeira tripulação russo-norte-americana rumo à Estação Espacial Internacional (EEI), agendado para 30 de Outubro, foi adiado por um dia devido a motivos técnicos, indicou um porta-voz da agência espacial russa, Viatcheslav Mikhailitchenko.

«O vaivém norte-americano Discovery elevou a órbita da EEI e os cosmonautas não vão poder acoplar à Estação na data prevista por motivos técnicos», obrigando ao adiamento da missão, afirmou Mikhailitchenko.

O lançamento do vaivém estava inicialmente previsto para 5 de Outubro mas só aconteceu no dia 11 do mesmo mês. Foi adiado por quatro vezes devido a problemas técnicos e más condições climatéricas.

A equipa do Discovery tinha como missão juntar dois novos elementos à EEI, antes do início da primeira missão a longo termo na estação do astronauta norte-americano William Shepherd e dos cosmonautas russos Iuri Guidzenko e Serguei Krikaliov, que vão passar perto de quatro meses a bordo do complexo espacial.

O Discovery deverá aterrar domingo na pista do centro espacial Kennedy, próximo de Cabo Canaveral.

Redação