Uma equipa de astrónomos, a trabalhar no Observatório da Universidade de Cornell de Nova Iorque, descobriram quatro novas luas em órbita de Saturno. Mas o número pode aumentar, já que os cientistas afirmam ter observado mais objectos celestes em torno do astro.
Quatro novas luas em torno de Saturno foram observadas por uma equipa internacional de astrónomos composta por norte-americanos, franceses e canadianos, anunciou hoje a Universidade de Cornell de Nova Iorque.
Este planeta passa, assim, a possuir 22 astros contra os 21 de Urano, precisou a Universidade antes do anúncio oficial, que será hoje feito durante um congresso da Sociedade americana de astronomia a decorrer em Pasadena, Califórnia.
As quatro novas luas, situadas a menos de 15 mil quilómetros da superfície de Saturno, foram detectadas graças à luz que reflectem.
Embora a sua luminosidade seja conhecida, existe apenas a estimativa quando ao tamanho, compreendido entre 10 a 50 quilómetros.
O estudo da sua órbita permitiu concluir que estas luas são «irregulares», o que significa que foram capturadas pela gravidade do planeta depois da sua formação.
As luas «nasceram» da aglomeração de poeiras de gás no momento da formação do astro, à volta do qual giravam em sentido contrário, numa órbita quase circular e muito próxima do astro.
Os astrónomos sublinham, no entanto, que esta nova descoberta está ainda numa fase de estudo bastante preliminar e que será confirmada noutros observatórios. A mesma equipa avança ainda que têm vindo a observar outros objectos celestes que também poderão ser luas de Saturno.
Até ao momento, só se conhecia uma única lua «irregular» em órbita de Saturno. Denominada de Phoebé, a lua foi descoberta em 1898 pelo norte- americano W.H Pickering. As duas novas luas foram posteriormente observadas pelo astrónomo do Centro nacional francês para a investigação científica, Brett Gladman.