ciencia

Expedição espacial com destino a EEI arranca amanhã

Os primeiros residentes da Estação Espacial Internacional estão de malas prontas para a partida, agendada para amanhã. Um norte-americano e dois russos vão ser a tripulação pioneira a fazer do espaço a sua casa por quatro meses.

Depois de anos de sucessivos adiamentos, o dia D para os primeiros residentes de médio prazo para a Estação Espacial Internacional (EEI) chega amanhã. Finalmente, os três elementos da equipa têm partida agendada para as primeiras horas de terça-feira.

A equipa que integra a primeira expedição à EEI é constituída por um astronauta e dois cosmonautas, todos veteranos nas andanças das viagens espaciais. De qualquer forma, e devido ao carácter especial desta missão, os três homens estiveram durante três anos em treinos intensivos de preparação para os quatro meses em que fazer da estação a sua casa.

Nesta iniciativa internacional, os pioneiros são um americano e dois russos. De recordar que a Estação Espacial Internacional é produto de uma conjugação de esforços que junta os norte-americanos, russos e europeus. São 16 as nações envolvidas no projecto que merece o título do mais ambicioso projecto de engenharia de sempre.

A EEI encontra-se em órbita a cerca de 384 quilómetros da Terra e é composta por três módulos que no total completam uma extensão de 43 metros. Nos próximos cinco anos vão ser necessárias mais de 40 missões como a que arranca amanhã.

Redação