A menos de 24 horas do lançamento da nave com os primeiros habitantes para a Estação Espacial Internacional (EEI), as autoridades russas reconheceram hoje ter conseguido solucionar «problemas técnicos» que ameaçavam o voo.
A menos de 24 horas do lançamento da nave com os primeiros habitantes para a Estação Espacial Internacional (EEI), as autoridades russas reconheceram hoje ter conseguido solucionar «problemas técnicos» que ameaçavam o voo.
«Trabalhámos desde as quatro da madrugada (00:00 TMG e hora de
Lisboa) e agora podemos garantir que tudo vai correr normalmente», afirmou Yuri Semionov, presidente da empresa Energia, que construiu o foguetão Soyuz-U, que transportará os astronautas.
O anúncio de Semionov constituiu uma surpresa, inclusivamente para os representantes da NASA em Moscovo.
«Não tínhamos qualquer informação acerca de problemas, tudo está a decorrer conforme o previsto», disse um porta-voz da NASA.
O foguetão deverá colocar terça-feira em órbita a nave Soyuz-TM31, com o norte-americano Bill Sheperd e os russos Serguei Krikaliov e Yuri Gidzenko a bordo, a primeira tripulação permanente da EEI.
«Não existem problemas que impeçam o voo», sublinhou Valeri Grin, presidente da comissão estatal encarregada de autorizar os voos espaciais na Rússia.
O lançamento do Soyuz-U deverá efectuar-se terça-feira, às 07:53 TMG (a mesma hora em Lisboa), a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
A primeira expedição na EEI tem uma duração prevista de 117 dias e abre uma nova página na história das viagens tripulados ao espaço, até no capítulo da hierarquia a bordo.
De facto, apesar de ser Sheperd o comandante da expedição, o cosmonauta Krikaliov, na sua qualidade de piloto, deverá assumir o comando durante os voos de ida e volta, sempre que houver necessidade de alterar a rota e durante as manobras de acoplagem.
Os especialistas prevêem que, durante a expedição, vão existir muitas situações em que tanto Sheperd como Krikaliov se terão de subordinar a Gidzenko, o engenheiro de bordo, especialista no funcionamento dos sistemas vitais do aparelho.