ciencia

Rússia pode interromper participação na EEI

A Rússia poderá interromper em Abril a sua participação no projecto da Estação Espacial Internacional (EEI) por falta de meios financeiros, afirmou hoje um responsável da empresa Energia, Valeri Riumine.

«O financiamento previsto para a EEI é nitidamente insuficiente. Se os deputados não votarem a favor de um aumento do orçamento consagrado ao sector espacial, não poderemos continuar a participar no projecto a partir de Abril», declarou o responsável da empresa de construção espacial.

Uma equipa constituída por dois russos e um norte-americano partiu hoje em direcção a EEI para uma primeira missão de longa duração.

«Temos o dinheiro necessário para cumprir o mínimo dos nossos compromissos este ano», indicou um responsável da Energia, sublinhando que seria necessário rever o plano de financiamento do projecto para o próximo ano.

Dois lançamentos de naves de abastecimento Progress estão previstos para Novembro de 2000 e Fevereiro de 2001. Estas naves deverão abastecer a EEI de combustível, água, alimentação e material técnico para os astronautas.

A Rússia comprometeu-se a lançar oito naves espaciais em direcção à EEI em 2001, duas tripuladas e seis de abastecimento.

«O orçamento russo prevê para 2000 cerca de 40 milhões de dólares (9,4 milhões de contos) para EEI, quando a Rússia se comprometeu a gastar 4 mil milhões de dólares (944 milhões de contos) por ano neste projecto», sublinhou Iuri Koptev, director da agência espacial russa.

Inicialmente, pensou-se que seria possível encontrar o financiamento suplementar graças a projectos comerciais, nomeadamente russo-norte-americanos.

Redação