ciencia

Equipa já chegou à Estação Espacial

Dois dias depois da partida, a equipa do comandante Bill Shepard já chegou à Estação Espacial. A pequena porta do Soyuz já abriu para dar entrada na sua nova habitação espacial.

Os tripulantes abriram a porta do Soyuz para entrarem na Estação Espacial Internacional. Para a NASA, trata-se da aproximação a uma realidade, até há pouco ficcionada. Estes vão ser os pioneiros da primeira habitação «permanente» no Espaço.

Flutuando, a equipa do foguetão Soyuz (Sergei Krikalev, Yuri Gidzenko e Bill Shepard) viverão quatro meses a bordo de uma plataforma espacial, que se encontra a 368 km da Terra.

A equipa partiu de Baikonur, no Cazaquistão, na passada terça-feira, e quando aterrar começará imediatamente a activar sistemas de «humanização», criando condições necessárias para a habitabilidade humana no local.

Durante duas semana, a equipa irá criar uma rede informática que vai permitir controlar todos os sistemas da Estação, a partir de computadores portáteis.

A Soyuz permanecerá no Espaço junto, à Estação Espacial, para servir de escape de emergência à equipa no case de descompressão, incêndio ou qualquer problema de saúde. Será substituída cada seis meses por uma nova cápsula.

Os três homens vão ter um programa diário preenchido: trabalharão doze horas por dia, 6 dias por semana, com duas horas de exercício para evitar debilidades físicas, eventualmente provocadas pela falta de gravidade.

O domingo será o dia de descanso, quando poderão actualizar correspondência.

A Estação Espacial Internacional resulta de uma cooperação entre os Estados Unidos, Rússia, Europa, Japão, Canadá e Brasil.

Redação