Os três astronautas que formam a primeira equipa da Estação Espacial Internacional consagraram o dia de hoje a tornar habitável o módulo Zvezda, que será a sua casa durante os próximos quatro meses.
Os três astronautas que formam a primeira equipa da Estação Espacial Internacional (EEI) consagraram o dia de hoje a tornar habitável o módulo Zvezda, que será a sua casa durante os próximos quatro meses.
Segundo o centro russo de controlo de voos espaciais (TSOUP), os cosmonautas russos, Iuri Guidzenko e Serguei Krikaliov, e o astronauta norte-americano William Shepherd preparam-se para instalar o sistema de purificação do ar no interior da Estação.
Em seguida, será necessário implementar outros sistemas complementares como os de regulação de temperatura, humidade e circulação do ar, este último de extrema importância.
De facto, em condições de ausência de gravidade, se não existir movimento da massa gasosa em alguns locais poderão formar-se bolhas de anidrido carbónico.
Após garantir o funcionamento estável destes parâmetros com o auxílio de computadores, os astronautas deverão ligar estes computadores à máquina central da EEI para automatizar e unificar os sistemas que permitem a vida a bordo.
Outra tarefa prioritária é a unificação das comunicações entre os módulos e destes com os centros de controlo na Terra situados na cidade de Karaliov, próximo de Moscovo, e em Houston (Texas).
Os astronautas comunicam a cada hora e meia com os especialistas do TSOUP, que respondem às questões técnicas durante um quarto hora.
Durante esta missão de 117 dias, os astronautas deverão equipar a sua nova casa com o material técnico transportado anteriormente para a EEI.
Além disso, vão também assegurar a integração na Estação do novo módulo-laboratório norte-americano, Destiny, que deverá acoplar à EEI em Janeiro.
Os astronautas vão ainda controlar a acoplagem de duas naves de abastecimento russas Progress e de três naves norte-americanas.
No sábado, a tripulação vai testar a rede informática da EEI e controlar o nível de radioactividade a bordo.
Domingo será um dia repouso, durante o qual os cosmonautas russos poderão falar com as suas famílias pela primeira vez.