O doce prazer do chocolate pode ser viciante, por conter alcalóides psico-activos. O chocolate tem sido acusado de causar acne, cáries dentárias e de engordar, mas também já lhe foram atribuídas propriedades anti-depressivas e afrodisíacas.
Acusado de causar acne, cáries dentárias e de engordar, também já lhe foram atribuídas propriedades anti-depressivas e afrodisíacas. Agora, o chocolate pode conter substâncias que podem viciar, tal como o álcool.
Certos alcalóides psico-activos, conhecidos por tetrahidro-beta-carbolinos, são produzidos quando o organismo metaboliza bebidas alcoólicas. Os investigadores de Madrid descobriram estes alcalóides no chocolate em concentrações de 7 microgramas por grama de chocolate.
Tomas Herraiz, um dos investigadores, explica «não sei se o chocolate é realmente viciante, mas a vontade de estar sempre a comer são reais». Isso pode explicar a justificação para os ratos, em expriência científicas, que bebem menos álcool se lhes forem dados chocolates.
Por outro lado, o mesmo tipo de alcalóides podem ser encontrados na fruta, sem terem, no entanto, os mesmos efeitos viciantes.