ciencia

Arquivo vegetal

É inaugurado hoje, em Londres, um enorme caixa-forte, em forma de «bunker», contendo sementes, que pretende ser o maior projecto de conservação de espécies no mundo.

É uma espécie de «bunker» de Noé, chama-se Millenium Speed Bank (Banco de velocidade milenar) (MSB) e trata-se de uma tentativa visionária para salvar espécies vegetais em perigo.

Em funcionamento desde Agosto passado, milhares de sementes estão a ser plantadas no local especialmente desenhado e concebido, em West Essex, com o objectivo de salvar mais de 24 mil espécies de sementes, até 2010, um décimo da flora mundial.

O príncipe Carlos, mecenas do projecto, fará hoje a abertura oficial do recinto e conhecerá em pormenor todo o espaço do MSB.

Para este cenário, que nada deve à ficção científica, foram recolhidas sementes de 1400 espécies britânicas. Aqui os cientistas são super-heróis, enfrentando a ameaça da extinção de 300 plantas selvagens na Grã-Bretanha e um quarto das plantas em todo o planeta que poderão ser condenadas até 2050.

Benvindo ao MSB

As sementes quando chegam ao MSB são secadas, limpas e observadas pelos cientistas. Após este processo inicial, são colocadas numa jarra de vidro e guardadas num piso subterrâneo a 20 graus abaixo de zero.

O centro é gerido pelo Jardim Botânico Real, localizado em Kew, Londres, e reúne a maior concentração de biodiversidade do mundo.

Um porta-voz de Kew afirmou que muitas sementes podem não parecer interessantes, mas acrescenta que são pequenos milagres, contendo toda a informação genética para a próxima geração de plantas.

Os cientistas integrados neste projecto estão conscientes que enfrentam uma missão importante para toda a natureza mundial, pois segundo o director do Jardim Botânico Real, Peter Crane, as «plantas selvagens sofrem a maior ameaça desde a última Era Glacial».

Redação