ciencia

Satélite observa mapa migratório de baleias

Um satélite lançado no espaço vai seguir o trajecto migratório de uma espécie de baleias em vias de extinção. O objectivo da missão é contribuir para salvar a baleia Franca.

Um satélite lançado no espaço vai seguir o trajecto migratório de uma espécie de baleias em vias de extinção.

O objectivo da missão, participada pela agência NASA e outros colaboradores internacionais, é ajudar a salvar a baleia Franca, caçada até quase à extinção no século XVIII e XIX.

O satélite foi enviado para órbita na terça-feira de uma base da força aérea na California, EUA.

Os movimentos de migração estão a ser seguidos através de transmissores colocados nos próprios mamíferos.

A espécie alimenta-se em partes incertas do Atlântico Sul no Verão e no Outono. Regressa às águas da Argentina, no Inverno e na Primavera, para dar à luz novas crias.

Animal Protegido

A baleia Franca foi caçada até quase à extinção, mas tornou-se um animal protegido há mais de cinquenta anos, em consequência de um acordo conseguido pela Comissão Internacional das Baleias.

No entanto, a recuperação da espécie tem sido lenta pelo que se julga que no momento não existem mais de 4 ou 5 mil animais.

O satélite SAC-C que vai traçar o mapa migratório das baleias tem também outros objectivos científicos, como seja estudar a atmosfera terrestre e analisar as radiações espaciais.

Um outro satélite foi igualmente lançado ontem ao mesmo tempo e no mesmo local do anterior. O EO-1 vai examinar a terra do espaço e recolher informações sobre os campos cultivados, florestas tropicais, corais de recifes e outros recursos naturais.

Redação