A companhia Aventis Crop-Science admitiu o aparecimento de uma nova variedade de milho geneticamente modificado que contém um gene inapto para consumo humano.
A companhia Aventis Crop-Science admitiu o aparecimento de uma nova variedade de milho geneticamente modificado que contém um gene inapto para consumo humano, o que relançou a preocupação em torno dos produtos da biotecnologia.
Esta é a segunda vez que milho geneticamente modificado, da variedade StarLink, é encontrado em produtos destinados ao consumo humano, quando está apenas aprovado para consumo animal.
O primeiro caso ocorreu em Setembro, envolvendo o milho utilizado para fazer tortilhas distribuídas em grandes cadeias de comida rápida.
Segundo o jornal «Washington Post», o aparecimento deste novo caso levanta dúvidas acerca da forma como a indústria de biotecnologia produz e distribui os seus produtos.
Levanta igualmente a possibilidade de algum gene da variedade StarLink ter passado de modo natural, através do pólen, para outras plantações de milho.
As variedades de milho geneticamente modificadas incluem um ou vários genes que, segundo os cientistas, as tornam resistentes às pestes que prejudicam as colheitas, sem afectar o ser humano.
No caso do milho destinado ao consumo animal, o gene que provocou a polémica chama-se «Cry9c» e faz parte da variedade StarLink, produzida pela companhia Garst Seed de Slater, no Iowa, sob licença da empresa Aventis.
Ainda que a maioria do milho geneticamente modificado seja apta para consumo humano nos Estados Unidos, a variedade StarLink restringe-se exclusivamente à alimentação animal, já que pode provocar alergias nas pessoas.
«Esta é uma companhia com um historial horrível no que diz respeito à variedade StarLink e agora existe a possibilidade de haver outro híbrido de milho com o mesmo gene», indicou um cientista que trabalha para o governo dos Estados Unidos.
«A Aventis Crop-Science não sabe como a proteína 'Cry9c' apareceu noutra variedade que não as sementes StarLink», admitiu a companhia.
A empresa notificou as autoridades norte-americanas da descoberta do milho com o gene não apto para o consumo humano.
Os responsáveis pelo Departamento de Agricultura norte-americano anunciaram que na segunda-feira vão ter um encontro com os directores da Aventis e da Garst Seed, a fim de avaliar o alcance do problema.