A partir de Janeiro vai ser mais fácil registar um site na internet. O registo de um dominio português passa a ser feito on line e o pagamento é via multibanco.
Registar um site em Portugal vai ser mais fácil a partir de Janeiro de 2001. Os papéis e as burocracias dão lugar a um processo digital. O pagamento é via multibanco.
Segundo Pedro Veiga, presidente da Fundação para a Computação Cientifica Nacional, para além de se poder continuar a efectuar registo sob a Portugal Telecom, vão ser criados domínios classificadores. Nomeadamente, «com», «org», «net», «int», «edu», «nom» e «pub».
«Org», vai ser aplicado a instituições não lucrativas. O domínio «int» destina-se a organizações internacionais. Para as organizações ligadas ao sistema de ensino está previsto o domínio «edu». «Nom» é a designação indicada para as pessoas individuais e «pub» para publicações.
Para além disso, vai existir também o domínio de acesso livre, «com.pt». Este sistema pode trazer algumas complicações legais, mas Pedro Veiga afirma existirem sistemas de segurança à posteriori.
«Se houver uma segunda entidade que venha solicitar o recurso por um domínio que tenha sido abusivamente pedido, então vai-se desencadear um mecanismo de resolução de conflitos», esclarece.
Desde Setembro de 1999 que não eram feitas alterações a nível destes sistemas.