ciencia

Fertilidade das mulheres aumenta na Primavera

As mulheres são mais férteis na Primavera. É a conclusão de um estudo de investigadores israelitas, que durante quatro anos estudaram 657 mulheres, que estavam a fazer um tratamento de fertilidade.

Médicos do Hospital Universitário de Hadassah, em Jerusalém, afirmam que as mulheres são mais férteis na Primavera do que em qualquer outra estação do ano, divulga hoje o «The Jerusalem Post».

Nathan Rojansky e Anat Safran, juntamente com outros médicos pertencentes à equipe, fizeram o primeiro estudo em 657 mulheres, que foram submetidas a um tratamento de fertilidade, por um período de 4 anos.

Durante essa experiência, descobriram que as variações sazonais podem ter influência na gravidez.

«Tem havido várias teorias, mas são difíceis de provar. Alguns afirmam que as pessoas têm menos sexo no Verão porque estão sempre quentes e a suar, ou porque os homens têm menos esperma nessa altura. Assim, a única maneira que existe para se controlar essas variações é a fertilização in-vitro, quando o óvulo da mulher é tratado por hormonas sintéticas, retiradas num determinado tempo, e depois fertilizado por esperma num recipiente de vidro», explicou Rojansky.

Os pesquisadores concluíram que a qualidade dos embriões produzidos pelo óvulo removido do ovário e as hipóteses de uma fertilização com sucesso na Primavera, são bem maiores do que noutra estação do ano.

O número de horas de luz por dia atinge o seu máximo na Primavera, enquanto que no Verão, o número de horas de luz por dia começa a ser menor, explicou Rojansky. O que acontece é que o relógio biológico da mulher aparentemente «diz» ao corpo que a Primavera é um óptimo tempo para as relações sexuais e para o óvulo crescer melhor, continua.

«Quando há escuridão durante uma metade do ano, por exemplo na Finlândia, as mulheres param a ovulação; quando a luz regressa durante a outra metade, as mulheres produzem grandes quantidades de óvulos, e os nascimentos múltiplos são muito mais comuns», afirmou.

Rojansky não pode dar dados concretos sobre este estudo, mas ao que parece «se os embriões são mais fortes, parece que também as implantações terão mais sucesso» durante essa época sazonal.

Certo é que como cientistas aprenderam mais sobre os efeitos sazonais na fertilidade e terão que ter isto em conta quando planearem mais tratamentos de fertilidade.

Redação