ciencia

Negociações continuam entre UE e EUA

Depois do fracasso da conferência ambiental de Haia, as negociações entre Europeus e Americanos continuam de modo informal. O encontro entre responsáveis das duas partes dá-se esta quarta-feira, em Otava.

Europeus e norte-americanos vão retomar informalmente as negociações sobre o aquecimento climático, duas semanas após o fracasso das negociações da Conferência de Haia, informaram hoje fontes europeias e governamentais francesas.

Altos funcionários da União Europeia (UE) e dos Estados Unidos, assim como de vários países aliados de Washington nas negociações climáticas, reunir-se-ão quarta-feira em Otava, Canadá, para relançar as conversações.

Este encontro foi lançado por iniciativa do ministro do Ambiente holandês, Jan Pronk, que presidiu à conferência de Haia.

As conversações vão centrar-se na questão das florestas e terras agrícolas, «poços de carbono» que absorvem os gases do efeito de estufa em certas condições e podem contribuir para a limitação da emissão dos gases para a atmosfera.

As negociações informais poderão evocar outros pontos de divergência entre europeus e norte-americanos, como a troca de licenças de emissão e a parte prevista para acção doméstica na luta contra as emissões de gás com efeito de estufa.

Em caso de sucesso na capital canadiana, realizar-se-á a 13 de Dezembro uma reunião ministerial reagrupando os países industrializados para estabelecer compromissos sobre o número das reduções das suas emissões de gás.

Juntar-se-iam então ao grupo a Noruega, a Rússia, a Austrália e a Nova Zelândia.

O presidente Bill Clinton afirmou que os Estados Unidos continuam determinados em obter um acordo sobre o aquecimento climático.

A fonte europeia afirma que actualmente «nenhum acordo pode ser feito sem os países em desenvolvimento», e que as novas discussões são «um primeiro contacto».

Redação