A Estação Espacial Internacional tem a partir de hoje iluminação em todos os seus módulos, depois das ligações efectuadas pelos astronautas. A nova central eléctrica tem dois painéis solares com 66 mil células fotovoltaicas.
A partir de hoje a Estação Espacial Internacional (EEI) poderá contar com iluminação em todos os módulos, graças às ligações efectuadas pelos astronautas Carlos Noriega e Joe Tanner.
A instalação desta central eléctrica, constituída por dois painéis de 73 metros de comprimento e 66 mil células fotovoltaicas, tem a duração de seis horas.
Os astronautas têm a ajuda de um braço robotizado para fazerem as ligações dos cabos eléctricos no exterior, enquanto que as ligações no interior são feitas pelos três astronautas residentes da EEI.
Até agora a alimentação tem sido feita por pequenos painéis com uma potência apenas suficiente para fornecer energia aos módulos russos, Zvezda e Zaria.
Com os novos painéis tanto o módulo americano, como o laboratório Destiny, a ser acoplado em Janeiro, vão poder ter energia.
Durante a missão, estão ainda previstas outras saídas para manutenção e para montar um pequeno laboratório, com o fim de medir as cargas electrostáticas ocasionadas pela electricidade produzida pelos painéis solares.