Os astronautas Carlos Noriega e Joe Tanner do vaivém «Endeavour» já terminaram as ligações eléctricas com os dois painéis solares que alimentarão de energia a Estação Espacial Internacional (EEI).
Dois astronautas do vaivém «Endeavour» completaram, segunda-feira, as ligações eléctricas com os dois painéis solares que alimentarão de energia a Estação Espacial Internacional (EEI).
Fontes do Centro Espacial Kennedy informaram que a tarefa foi levada a cabo pelos astronautas Carlos Noriega e Joe Tanner, durante o segundo passeio espacial que realizaram desde domingo, 24 horas depois do «Endeavour» ter acoplado à estação.
Os mesmos astronautas deverão voltar a sair quinta-feira para o espaço no terceiro e último passeio espacial para esticar as amarras dos painéis solares que se encontram soltos desde domingo.
Os painéis solares, com um comprimento de 70 metros, tem capacidade para gerar 65 quilovátios, suficiente para alimentar de energia 30 casas, anunciaram fontes da NASA.
Parte dessa energia será necessária para o funcionamento do laboratório espacial Destino, que a NASA levará até à EEI a bordo do vaivém Atlantis, em Janeiro de 2001.