Agora é possível ver e estudar rochas através do computador. Dois professores da Universidade do Minho desenvolveram uma aplicação que simula observações microscópicas de rochas portuguesas.
Dois professores da Universidade do Minho desenvolveram uma aplicação que simula observações microscópicas da rochas portuguesas. As informações estão disponíveis no site da universidade, enquanto é preparada uma versão em CD-Rom para ser distribuída em breve.
Segundo os responsáveis, José Brilha e Renato Henriques, do Departamento de Ciências da Terra daquela universidade, a aplicação tem por objectivo dar resposta «à quase ausência de microscópios petrográficos (destinados ao estudo descritivo e sistemático das rochas) nas escolas portuguesas devido ao seu preço relativamente elevado».
É devido a esta situação que muitos estudantes nunca tiveram oportunidade de observar rochas e minerais ao microscópio, ao contrário do que acontece com materiais biológicos.
Esta aplicação vem, por isso, procurar resgatar o interesse dos alunos e da população em geral para temas relacionados com a geologia. A aplicação procura também «melhorar as condições de ensino e aprendizagem nas escolas portuguesas».
Desta forma, José Brilha e Renato Henriques querem oferecer uma alternativa a todos os professores que pretendem ilustrar observações microscópicas de materiais geológicos, mas que se encontram em escolas que não dispõem de tais equipamentos.
Por estas razões, os principais destinatários são os alunos a partir do 3º ciclo do ensino básico e os respectivos professores.
A linguagem e os temas apresentados foram simplificados de modo a ser facilmente perceptível por todos.