O portal AltaVista vai acabar com o acesso gratuito à internet. Segundo os especialistas, esta decisão do AltaVista pode não significar o fim do acesso gratuito mas leva a repensar o sistema.
O portal AltaVista vai acabar, já neste domingo, com o serviço de acesso gratuito à internet, o que vai afectar cerca de três milhões de utilizadores. No início deste ano um grande número de servidores de acesso gratuito à «World Wide Web» fecharam suas portas e ainda esta semana, a empresa Kmart, proprietária do BlueLight.com declarou, também, o fim da internet à borla.
«Nós estamos a observar uma imprescindível alteração nos servidores gratuitos», disse Dylan Brooks, um analista da Jupiter Research. «Os servidores sustentados por anunciantes cresceram muito rapidamente para o que seria saudável».
Quanto ao AltaVista, o fecho deve-se à ruína da «1stUp.com», que é uma unidade da empresa CMGI e que vai continuar no mercado até o dia 31 de janeiro de 2001. Já em Agosto deste ano, o portal preparava-se para fornecer o serviço gratuito ao Reino Unido, mas deu por encerrado o projecto, alegando as dificuldades no mercado de telecomunicações britânico.
O AltaVista negociou um acordo com a Microsoft Corp. para oferecer aos três milhões de utilizadores afectados três meses de acesso gratuito no MSN. Depois disso, passariam a ser cobrados cerca de cinco contos por mês.
O porta-voz do AltaVista, Jim Shissler, disse que a empresa não conseguiu encontrar outra companhia que acolhesse o serviço gratuito. Encerrou, assim, as inscrições de novos assinantes no início da semana.
Segundo os especialistas, esta decisão do AltaVista não significa necessariamente que o tempo do acesso gratuito se esteja a acabar, mas que são precisas alternativas à venda de anúncios.