ciencia

Biblioteca difunde textos antigos para a internet

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra está envolvida num projecto europeu que engloba várias instituições congéneres. A iniciativa pretende divulgar através da internet textos antigos.

Um projecto europeu que envolve várias bibliotecas, visa a difusão de textos antigos através da internet. Os textos são destinados essencialmente aos países americanos. A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (UC), está envolvida nesta iniciativa.

O director da Biblioteca Geral, António Pinto de Castro, diz que o projecto Gutenberg tem por objectivo a difusão gratuita ou comercial dos «importantes recursos bibliográficos patrimoniais de carácter histórico» que estas universidades multisseculares possuem.

O projecto que está sob a apreciação da União Europeia, envolve, para além da UC, as Universidades de Salamanca, Munsten, Alicante, Edimburgo e Lyon.

Pretende-se criar uma base de dados com oito mil registos bibliográficos de documentos conservados nas bibliotecas destas universidades e um sistema uniforme para a edição electrónica dos textos e imagens.

Neste sistema procura-se divulgar alguns textos gratuitamente, enquanto que outros terão o seu acesso condicionado ao pagamento de uma taxa. «Os utilizadores poderão ler estes textos comodamente nas suas casa, em vez de irem às bibliotecas», explicou Pinto de Castro.

Os destinatários serão os países americanos e, no caso da UC, os países da América Latina. «Possuímos um tipo de documentação muito antigo, fundamental para o conhecimento da história destes países», adiantou o director da Biblioteca Geral, sublinhando que «nem sempre será fácil» deslocarem-se a instituições para desenvolverem as suas pesquisas.

A Biblioteca Geral tem textos importantes para o conhecimento da história da América Latina, no que diz respeito a literatura sobre viagens, que retratam os primeiros contactos com o Novo Mundo. Tem também estudos sobre a geografia, a fauna e aflora destes países.

Um dos textos que será publicado é uma obra do italiano Fracanzano Montalbodo, de 1507, no qual descreve «os países há pouco descobertos», como o Brasil. Para além desta referência sobre o Brasil, a Biblioteca Geral tem um catálogo de 127 páginas relativos a este país.

Outros textos da Biblioteca Geral são a primeira edição da «Peregrinação» de Fernão Mendes Pinto e, uma descrição (manuscrita) das Ilhas Canárias por Leonardo Torriani.

Redação