ciencia

Caça aos elefantes interdita

A caça aos elefantes está interdita, a partir de hoje, na Guiné Equatorial, anunciaram hoje as autoridades de África Central, fronteiriça com o Gabão e Camarões.

A partir de hoje não se pode caçar elefantes na Guiné Equatorial, segundo as autoridades de África Central, fronteiriça com o Gabão e Camarões.

O abate dos elefantes «está formalmente interdito na Guiné Equatorial», anunciava o ministro das Florestas, da Pesca e do Ambiente, Teodore Nguema Obiang (filho do presidente) na Rádio Nacional.

Este anúncio alerta todos os organismos internacionais para a protecção da Natureza, sublinhando que a caça aos elefantes no país, coloca «gravemente em perigo, a existência e a conservação desta espécie».

O texto, que reafirma a vontade do governo em aplicar a Convenção sobre o comércio internacional das espécies em vias de extinção, não prevendo as sanções para com os infractores.

As direcções gerais das Florestas e do Ambiente estão encarregues de «velar a correcta aplicação» do decreto ministerial.

As autoridades da Guiné Equatorial não determinaram ainda o número de elefantes existentes no território.

As espécies de pequeno porte, tal como se encontram nas zonas florestais de África Central, não são mais que uma centena, localizadas no sul do país.