Quando se está a frente a um computador não se pensa na posição correcta e por isso mesmo os problemas de saúde poderão vir a longo prazo. Olhos a dois palmos do écran, corpo «deitado» na cadeira não são a melhor forma de estar.
As posições mais frequentes de estar sentado ao computador estão longe de ser a posição certa. Na maioria das vezes, o corpo permanece quase «deitado» sobre a cadeira, o queixo quase a tocar no teclado, olhos a dois palmos do écran.
Os problemas de saúde vão aparecer a longo prazo.
Os especialistas em ergonomia mostram a boa postura a adoptar, para utilizar o computador e alertam as pessoas para utilizar o aparelho o menos possível.
As consequências da utilização excessiva e da pior forma, vão aparecendo: dores na coluna, na nuca, tendinites.
A ergonomista Venétia Santos, consultora para diversas empresas, dá o exemplo de que 90 por cento das pessoas que trabalham ou se divertem ao computador, utilizam o «rato» com o braço esticado. A consultora explica que não deve ser assim.
Quando se pega no «rato», este deve estar bem perto do corpo e com o apoio do ante-braço. Este é um dos cuidados para não ficar com tendinite. Cadeiras com braços, também ajudam a prevenir a tendinite.
E muitos outros cuidados evitam os problemas de saúde. Por exemplo, a distância entre a cadeira e a mesa deve ser confortável, de modo que os pés fiquem bem apoiados no chão. A cadeira deve ter um bom apoio na zona lombar.
Os joelhos têm de ficar mais altos ou ao mesmo nível que os quadris. Debruçar-se sobre a mesa, é uma posição a evitar, porque pode levar a uma pressão na parte anterior do disco vertebral, provocando, a longo prazo, hérnia discal.
Se o telefone tocar e estiver a utilizar o computador, não faça as duas coisas ao mesmo tempo. É que as duas coisas podem provocar entorses na coluna, aparecendo mais tarde as tendinites.
O monitor
Embora as radiações transmitidas pelo monitor não prejudicarem a vista, é conveniente fazer um intervalo durante dez minutos em cada hora de utilização.
O monitor deve estar a 50 centímetros de distância da vista, e em linha horizontal, de modo a que não se tenha de baixar ou levantar a cabeça para olhar para o monitor.
As pessoas que usam lentes bifocais devem ajustá-las. A parte de cima deve estar a 60 centímetros do monitor.