ciencia

Restabelecido por sete minutos contacto com a Mir

A Mir esteve sem ligação ao Centro de Controlo de Vôos Espaciais russo, mas as comunicações foram restabelecidas durante sete minutos. Os responsáveis russos excluíram já a possibilidade de afundamento descontrolado da estação.

O contacto com a estação espacial russa Mir foi restabelecido via rádio durante um período de 7 minutos, afirmou hoje um porta-voz do centro de controlo dos voos espaciais Tsoup.

«A comunicação foi restabelecida durante sete minutos e foi depois novamente interrompida», declarou a porta-voz Vera Medvedkova.

Este contacto ocorreu durante a última tentativa para contactar a estação, às 14:13 locais (11:13 TMG e de Lisboa).

A próxima tentativa será às 15:45 locais (12:45 TMG e de Lisboa).

O TSOUP excluiu entretanto a possibilidade imediata de afundamento descontrolado da Mir, apesar desta falha no contacto com os computadores da estação.

«Não há perigo de uma queda descontrolada da Mir. A estação encontra-se a 315 quilómetros da Terra em modo de voo automático até 15 de Março de 2001», disse uma porta-voz do TSOUP, Vera Madvedkova.

Se tudo correr como estava inicialmente previsto, a estação deverá ser destruída no final de Fevereiro de 2001.

A fonte do TSOUP confirmou a perda de contacto com a estação às 15:41 (em Lisboa) de segunda-feira. A Agência Interfax noticiara anteriormente, citando uma fonte do Centro, que o contacto com a plataforma orbital se perdera às 12:00.

«Esta situação não é perigosa», acrescentou Medvedkova.

Trata-se da primeira vez na história da Mir, em órbita há 15 anos, que se perde o contacto com a estação, reconheceu a porta-voz.

O contacto com a estação foj restabelecido após uma nova tentativa às 14:00 locais (11:00 em Lisboa). Caso se tivesse registado um novo falhanço, o TSOUP tinha previsto o envio de «uma equipa de socorro» para resolver o problema.

Uma operação deste tipo está prevista para os casos de avaria importante no sistema de comando ou na impossibilidade de efectuar a acoplagem entre a estação e uma aeronave não tripulada.