ciencia

O melhor do mundo é a natureza

Este vai ser o século de protecção a uma espécie em vias de extinção: o Homem. Todos os estudos ambientais dos próximos anos tem em vista, em última análise a permanência da Humanidade no planeta Terra.

A lista vermelha das espécies em vias de extinção inclui 11 046 plantas e animais ameaçados de desaparecer num futuro próximo. Deste número 24% são mamíferos. É aqui que está o grande desafio das ciências da terra dos próximos anos. O grande desafio é a conservação da Natureza.

Para o Professor Humberto Rosa, da Faculdade de Ciências de Lisboa, «o grande problema global ambiental não é a alteração climática ou a desertificação é a perda da biodiversidade», defende o assessor ambiental do Primeiro Ministro.

Humberto Rosa chega mesmo a citar o biólogo Edawrd Wilson «que disse (a frase não é exactamente esta), de todos os grandes problemas que podemos causar ao mundo só há uma coisa que as gerações vindouras não nos perdoarão, e essa é : a redução da biodiversidade. Porque é a única coisa verdadeiramente irrecuperável. Uma espécie extinta não há Jurassic Park que nos valha, é mesmo extinta. Não volta», defende este biólogo português.