ciencia

EEI despede-se de 2000 quinze vezes

A tripulação da EEI vai passar 15 vezes de ano e de milénio. Isto porque, «a cada 24 horas a estação orbital dá 16 voltas à terra», logo, só depois de voltar 14 vezes ao século XX, irá entrar definitivamente no terceiro milénio.

A tripulação russa e norte-americana da Estação Espacial Internacional recebe hoje quinze vezes em órbita a chegada do novo ano e novo milénio.

Os russos Serguéi Krikaliov e Yuri Gidzenko e o norte americano Bill Shepherd tencionam celebrar o Ano Novo à meia noite de hoje, mas apenas se despedem definitivamente de 2000 um dia depois dos terrestres, ou seja, ao meio dia de 1 de Janeiro.

«A cada 24 horas a estação orbital dá 16 voltas à terra, de forma que a tripulação chegará ao século XXI e voltará 14 vezes ao século XX», informou hoje Víctor Blãgov, chefe adjunto do programa da parte russa.

Blãgov reconheceu que durante os preparativos para o lançamento da primeira tripulação da Estação Espacial Internacional, no passado dia 31 de Outubro, os organizadores do voo esqueceram-se de tomar providências para que os astronautas tivessem tudo o que era preciso para celebrar quer o fim de ano, quer o Natal.

Os astronautas viram-se privados da tradicional árvore de natal, assim como do detalhe de receber pequenos presentes dos seus familiares.