Uma equipa da Federação Nacional do Índio visitou ontem, pela primeira vez, uma tribo da Amazónia sem contacto com a cultura ocidental. A tribo vive no Vale de Javari, situada entre dois rios da Amazónia e é constituída por 30 índios.
De acordo com o Jornal do Brasil, uma equipa de 11 elementos da Federação Nacional do Índio (FUNAI) visitou ontem, pela primeira vez, uma tribo da aldeia dos Tsohon-djapa (Amazónia), que nunca contactou com a cultura ocidental.
A tribo vive numa zona conhecida como Vale de Javari, situada entre dois rios da Amazónia, o Jutai e o Jandiatuba, e é constituída por 30 índios.
Estes índios são dominados por outra tribo vizinha, Canamaris, de quem recebem roupas velhas e alguns mantimentos em troca de trabalho e caça.
De acordo com o director da FUNAI, Sidney Possuelo, foi mesmo esta razão que levou a que se efectuasse a visita.
Possuelo disse que a FUNAI é totalmente contra o contacto com grupos que desconhecem a cultura branca, embora os Tsohon-djapa não estejam completamente alheados da cultura ocidental, devido ao contacto com os Canamaris.
As estimativas apontam para a existência de 300 mil índios no Brasil. A FUNAI calcula que 53 tribos vivam ainda na Amazónia, sem qualquer contacto com o homem branco.