Os sete astronautas da nave espacial «Endeavour (Tentativa, em português)», já iniciaram os preparativos para a descolagem rumo à Estação Espacial Internacional, prevista para quinta-feira.
Os sete astronautas chegaram esta segunda-feira ao Centro Espacial Kennedy, na Florida.
Os astronautas realizaram treinos na base da NASA, em Houston, e estão preparados para a contagem decrescente da missão que vai libertar no espaço o gigantesco «robot» «Inch Worm».
Os astronautas vão lançar e instalar o maior segmento do sistema robótico, que é a primeira contribuição canadiana para a Estação Espacial Internacional.
O braço robótico, de 17,7 metros, é semelhante aos que foram usados em missões espaciais nos últimos anos, mas tem a particularidade de não ter ligação física à estação espacial.
A tripulação é considearada pela NASA como a mais diversificada de sempre de uma missão espacial. Os astronautas são quatro americanos, um canadiano, um italiano e um russo.
A Estação Espacial Internacional é um esforço conjunto dos Estados Unidos, Rússia, Canadá, Europa e Japão. A NASA calcula gastar mais de 95 mil milhões de dólares para construir e operar a estação nos próximos dez anos.