ciencia

Foguetão de «turista» na rampa de lançamento

O foguetão que vai levar Dennis Tito até Estação Espacial Internacional já está na rampa de lançamento. O empresário que pagou 20 milhões de dólares, vai poder realizar o sonho de voar no espaço.

O foguetão que levará o «turista» norte-americano Dennis Tito para o espaço, foi hoje colocado na rampa de lançamento, de onde será lançado sábado para a Estação Espacial Internacional (EEI).

A tripulção da nave Soyuz, que se encontra ligada ao foguetão, é constituída por Tito e dois cosmonautas. O foguetão foi retirado do hangar às 7:00 (2:00 em Lisboa), seguindo através de carris até à plataforma de lançamento.

No lançador encontra-se uma fotografia do cosmonauta Iuri Gagarine no seu escafandro e a inscrição «vamos embora», ou seja, as palavras que pronunciou antes do seu voo a 12 de Abril de 1961.

Para assistir ao acontecimento, vários responsáveis do sector espacial russo compareceram junto da rampa de lançamento, bem como os substitutos da tripulação que partirá para a EEI. Dennis Tito não tem substituto.

Durante a ocasião, o suplente do comandante de bordo Talgat Mussabaiev, Viktor Afanassiev, comentou que seria preferível os russos terem o seu próprio programa de voos pilotados.

«Mas, de momento, temos de nos contentar com uma colaboração no quadro da EEI, parceria onde, infelizmente não desempenhamos um papel de primeiro plano», disse Afanassiev.

Depois de alguns meses de polémica, os países envolvidos no projecto EEI autorizaram os russos a levarem Tito até à EEI. O empresário vai pagar à empresa espacial 20 milhões de dólares (4,4 milhões de contos) para concretizar o sonho de voar no espaço.

Redação