ciencia

Últimos 30 anos foram os mais quentes do milénio

Os últimos trinta anos foram os mais quentes do milénio e o séc. XX conheceu o aumento mais rápido da temperatura. Este é o resultado de um estudo, da universidade britânica de East Anglia, ontem publicado pela «Science».

Os últimos trinta anos foram os mais quentes do milénio e o séc. XX conheceu o aumento mais rápido da temperatura, segundo um estudo publicado, sexta-feira, pela revista «Science».

Os investigadores da universidade britânica de East Anglia, que cotejaram numerosos estudos realizados sobre o efeito de estufa, constataram que a temperatura média dos últimos trinta anos foi superior em 0,2 graus centígrados aos dos períodos mais quentes do séc. XI e XII.

Além disso, o aumento das temperaturas médias no séc. XX foi de 0,6 graus centígrados, isto é, o maior num período de cem anos no último milénio.

Segundo os dados revelados pelos investigadores, a primeira metade do milénio foi mais branda (menos 0,2 graus que a média entre 1961/1990) que a do período entre 1500 a 1900.

O séc. XVII foi o mais fresco (menos 0,4 graus do que entre 1961- 1990), seguido pelo séc. XIX, enquadrado um séc. XVIII mais ameno.

Redação