ciencia

Primeiro turista espacial parte para o espaço

O sonho de Dennis Tito vai realizar-se. A nave russa que leva para a Estação Espacial Internacional o primeiro turista no espaço partiu, esta manhã, do Casaquistão.

A nave Soyuz, com o primeiro turista espacial e dois cosmonautas russos a bordo, descolou às 08:37 (hora de Lisboa) de Baikonur, no Casaquistão, com destino à Estação Espacial Internacional (EEI).

O lançamento decorreu sem problemas. Antes de embarcar Dennis Tito descrevia a ideia de viajar para o espaço como um desafio que sempre o fascinou.

Em declarações ao mundo, Tito demonstrou uma grande alegria por realizar um «sonho de criança». O primeiro turista espacial foi permanentemente focado por uma câmara de televisão antes e depois do lançamento.

Na segunda-feira a Soyus deve acoplar à EEI. A estadia do milionário americano, antigo funcionário da NASA, na Alfa vai durar seis dias. Dennis Tito, de 60 anos, pagou 20 milhões de dólares (cerca de 6,2 milhões de contos) aos russos pela viagem.

A tripular a nave, que partiu para a EEI, em construção desde há dois anos, vão os cosmonautas russos Talgat Moussabaiev e Iouri Batourine.

O lançamento só foi possível depois do acordo dado na sexta- feira à noite pela NASA, que anteriormente tinha pedido um adiamento de 48 horas alegando avarias nos computadores da EEI.

Redação