ciencia

Endeavour e EEI separam-se, caminho aberto para Dennis Tito

O vaivém norte-americano Endeavour deverá separar-se este domingo da Estação Espacial Internaciona, anunciou a NASA. Com a separação do vaivém, fica livre o caminho à acoplagem da cápsula russa Soyuz, que transporta o turista espacial Dennis Tito.

O vaivém norte-americano Endeavour deverá separar-se este domingo da Estação Espacial Internacional, depois de uma semana de voo comum perturbada por uma avaria dos computadores da Estação, anunciou a NASA. Com a separação do vaivém, fica livre o caminho à acoplagem da cápsula russa Soyuz, que transporta o turista espacial Dennis Tito.

De acordo com a agência espacial norte-americana, os últimos testes aos sistemas informáticos tiveram resultados satisfatórios, o que permitirá aos controladores da NASA no centro espacial Kennedy, em Houston (Texas), dar «luz verde» à separação dos dois aparelhos às 17:34 TMG (mesma hora em Lisboa).

A missão do vaivém foi marcada pela instalação do braço-robótico canadiano, «Canadarm2» e de uma antena de comunicações. A montagem dos dispositivos foi feita em duas saídas para o espaço por parte de dois astronautas, um canadiano e outro norte-americano.

Os testes ao braço robótico, apesar das dificuldades geradas pela avaria dos computadores da Estação, acabaram por ser satisfatórios.

Por outro lado, o módulo logístico italiano, «Raffello», fez o seu voo inaugural nesta missão, levando para a Estação várias toneladas de material. O «Raffello» - à semelhança do anterior módulo logístico, «Leonardo» - regressará à Terra a bordo do vaivém, transportando «lixo» e utensílios já utilizados pela tripulação da Estação.

A saperação do vaivém permitirá a acoplagem da cápsula «Soyuz», lançada sábado do Casaquistão, e onde se encontra o empresário norte-americano, Dennis Tito, que deverá entrar na Estação segunda-feira, tornando-se no primeiro turista espacial, depois de ter desembolsado mais de quatro milhões de contos a favor da Agência Espacial Russa.

Redação