ciencia

Lisboa recebe encontro de novas tecnologias

Entre hoje e domingo, a FIL, no Parque das Nações, vai receber o Multimedia XXI. Durante quatro dias, Lisboa vai ser a capital europeia das tecnologias de informação.

Lisboa vai ser, durante quatro dias, a capital europeia das tecnologias de informação. O Multimedia XXI arranca hoje na FIL e vai juntar, deseja a organização, os empreendedores do século XXI.

O formato do Multimédia XXI, uma organização da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), permanece semelhante às edições anteriores, mantendo-se as tradicionais quatro componentes, ou seja, Conferência, Exposição, Prémio e Festival.

Os ministros do Equipamento Social e da Ciência e da Tecnologia, Eduardo Ferro Rodrigues e Mariano Gago respectivamente, vão marcar presença hoje na Conferência, estruturada em quatro sessões sob o tema «Plataformas da Economia Digital».

A exposição vai estar patente na FIL, Parque das Nações, durante os quatro dias do evento, reunindo mais de 100 expositores em quatro salões (Multimedia Home, Internet Expo, Java World e E-Nómada World).

O prémio Multimédia XXI, que conta com o patrocínio do Ministério do Equipamento Social, visa incentivar o desenvolvimento de multimédia interactivo nacional, premiando a criatividade das empresas e indivíduos portugueses.

O valor total dos prémios a atribuir é de 9 mil contos, 3 mil para o Grande Prémio Multimédia XXI (galardão para o melhor dos produtos vencedores nas diferentes categorias a concurso) e 1.500 contos para o primeiro prémio de cada categoria.

Criado há dois anos, o Festival vai mostrar ao público em geral o que de melhor se faz em Portugal em termos de produção de multimédia.

Na sexta-feira, irão decorrer, também na FIL, duas sessões de trabalho (workshops) sobre Multimédia e Computação Gráfica XXI - O Futuro, e e-Secure: Identificação dos problemas e soluções.

A APDC é uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos criada em Novembro de 1984 cuja missão é acompanhar a evolução do sector em Portugal e gerar um pólo de debate.

A instituição reúne mais de 2.000 sócios individuais e cerca de 200 empresas associadas.

Redação