Investigadores britânicos desenvolveram um raio laser capaz de manipular objectos à distância, revela a edição de hoje da revista Science. A técnica foi desenvolvida na Universidade Saint Andrew, leste da Escócia.
Investigadores britânicos desenvolveram um raio laser capaz de manipular objectos à distância, revela a edição de hoje da revista Science.
A técnica, desenvolvida na Universidade Saint Andrew, no leste da Escócia, permite manipular objectos microscópicos através de um raio laser em forma de «saca-rolhas» capaz de agarrar os objectos e de fazê-los rodar sobre si mesmos, segundo a revista.
A tecnologia não permitia, até agora, mais do que deslocar objectos através de raios laser, sem conseguir, no entanto, modificar a sua orientação.
Os cromossomas do porco da Índia, assim como minúsculas pérolas de vidro, puderam ser manipulados por este novo raio, refere a publicação.
«Só agora começamos a entender as possibilidades do que poderemos fazer com esta tecnologia», indica Kishan Dholakia, director da equipa de investigadores, citado pela revista.
«A nossa técnica poderá ser utilizada numa nova geração de máquinas microscópicas com sistemas de rotação baratos», considerou o investigador.