ciencia

Golfinhos reconhecem os seus reflexos no espelho

Afinal, os golfinhos também são capazes de reconhecer o seu reflexo no espelho - uma capacidade que, até agora, os cientistas julgavam ser exclusiva dos humanos e dos macacos.

Os golfinhos são capazes de reconhecer o seu reflexo no espelho, uma capacidade até agora atribuída apenas aos humanos e aos macacos, revelou a CNN baseando-se num estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences.

Quem tirou as teimas aos cientistas foram dois golfinhos do sexo masculino, de 13 e 17 anos, que «vivem» no New York Aquarium, em Brooklyn. Os dois machos reagiram a diversas experiências feitas com espelhos sem apresentar as respostas sociais que manifestam quando vêem outros da mesma espécie.

Os golfinhos também passaram mais tempo ao espelho, depois de terem sido marcados em diversos pontos do corpo, como se estivessem apreciar a sua nova aparência. Quando chegavam ao espelho, a primeira coisa que faziam era olhar para as marcas.

Este é um dos «estudos que nos permitem dizer que essas habilidades não são apenas encontradas nos primatas, mas também nos golfinhos. Permite-nos realmente um melhor entendimento da natureza da inteligência dos golfinhos», disse Diana Reiss, autora do estudo junto com Lori Marino, do Neuroscience and Behavioral Biology Program da Emory University, em Atlanta.

Os especialistas estão agora a discutir se este auto-reconhecimento dos primatas e dos golfinhos os torna capazes de níveis mais abstractos de autoconsciência, por exemplo, para reconhecer sua própria identidade.

Apesar da novidade, os biólogos marinhos já sabiam que os golfinhos são um dos animais mais inteligentes da terra.

Redação