O primeiro «turista espacial», o norte americano Dennis Tito, regressa à Terra este domingo. Para assegurar a aterragem vão estar quatro aviões, nove helicópteros Mi-8 e cerca de 300 militares do serviço de socorro espacial russo.
O regresso do norte-americano Dennis Tito está marcado para este domingo, cerca das 6:41 (hora de Lisboa), a 90 quilómetros nordeste da vila cazaque de Arkalyk.
A segurança da aterragem estará acabo de quatro aviões, nove helicópteros Mi-8 e cerca de 300 militares do serviço de socorro espacial russo.
A passagem entre a Estação Espacial Internacional e a nave Soyuz TM-31 vai ser fechada pelas 00:12 (hora de Lisboa).
Será a bordo desta nave de emergência que Tito e os seus dois companheiros russos vão regressar à Terra, deixando atracada à EEI a Soyuz TM-32, na qual partiram no passado dia 28 de Abril.
A viagem deste norte-americano veio «azedar» as relações entre a NASA e a Agência Aerospacial Russa, pondo em perigo o plano de cooperação entre os dois países.
O primeiro turista espacial na história da exploração do cosmos, cumpriu o assim o sonho de viajar até ao espaço.
«Isto não são férias, é a realização de um sonho de toda a minha vida, voar pelo espaço», afirmou o milionário de 63 anos, pouco antes do lançamento do foguete que o transportou à EEI.