O primeiro «turista do espaço», Dennis Tito, aterrou hoje no Cazaquistão, depois de ter passado seis dias na Estação Espacial Internacional.
A nave com o primeiro «turista do espaço», o multimilionário norte-americano Dennis Tito, e os dois cosmonautas russos que o acompanharam nas «férias», aterrou hoje com êxito nas estepes do Cazaquistão.
A bordo da nave Soyuz TM-31, que aterrou às 09:41 de Moscovo (06:41 de Lisboa), regressaram, além de Tito, os cosmonautas russos Talgat Mussabaiev e Iuri Baturin, que fizeram parte desta «expedição de turismo» que permitiu a Dennis Tito permanecer seis dias na Estação Espacial Internacional (ISS).
Imagens transmitidas por videofone e difundidas pela cadeia de televisão norte-americana CNN, mostram a alegria de Tito a tirar o capacete, a apertar a mão e a falar animadamente com as pessoas que o rodeavam.
Paraíso no espaço
«Foi o paraíso, um grande voo e uma grande aterragem», afirmou Tito, citado em directo pela CNN. «Tivemos uma aterragem suave, mas de lado» acrescentou.
Foram mobilizados quatro aviões russos, nove helicópteros e cerca de 300 militares de serviços de socorro para garantir que toda a operação decorresse sem problemas, tal como aconteceu.
A nave Soyuz levou pouco mais de três horas a percorrer os quase 395 quilómetros que separam a ISS da superfície terrestre.
«O melhor tempo da minha vida»
«Para mim, o tempo que passei em órbita foi o melhor da minha vida. O meu sonho converteu-se em realidade. Agora quero expressar a minha gratidão a todos os que apoiaram este voo», disse Tito.
Tito pagou mais de quatro milhões de contos por estas férias de seis dias no espaço.