A agência espacial russa nega a intenção de querer ser uma «agência de turismo», depois de ter confirmado a intenção de enviar mais turistas para o espaço.
O sucesso do voo do «turista espacial« Dennis Tito, poderá ter as suas sequelas, mas a RKA (agência espacial russa) desilude aqueles que pensavam recorrer aos serviços da agência como operadora turística para viagens espaciais.
«Não podemos trabalhar como uma agência de turismo e propor ao cliente uma viagem imediata, já que é necessária uma preparação longa e difícil», sublinhou um porta-voz da RKA, Viatcheslav Mikhailitchenko.
As regras da agência espacial russa exigem que o candidato ao voo espacial passe por uma entrevista confidencial, na qual serão explicados todos os detalhes da expedição - como a data e os custos que o «turista» terá de desembolsar. O valor de uma viagem ao espaço está, por agora, nos 20 milhões de dólares (aproximadamente 4,5 milhões de contos).
Seguem-se os exames médicos, findos os quais o candidato assinará um contrato que permitirá o começo da sua formação de seis meses no centro de treino dos cosmonautas na Cidade das Estrelas, situada próximo de Moscovo.
A viagem de Dennis Tito abriu o precedente para o turismo espacial, e foi um sucesso que em que muitos não apostavam. Mas o cosmonauta russo Talgat Mussabaiev, que acompanhou o milinário californiano durante o voo espacial, lembrou que Tito era um homem bem treinado que trabalhou na NASA durante vários anos.