ciencia

Portugal ambientalista. Um retrato sociológico.

Os portugueses ainda vêem o ambiente do país a verde, mas há cada vez mais cidadãos que fazem um retrato cinzento de Portugal. Os portugueses dizem, também, que quando o Governo tem conhecimento dos problemas «é ineficaz» na sua resolução.

Para um terço dos portugueses Portugal está tão poluído como o resto da Europa. Mas para 37 por cento dos inquiridos Portugal continua a ser um paraíso verde, «menos poluído do que os outros países europeus».

Por outro lado, o ambiente é, na opinião dos portugueses, o quarto sector de actividade onde o país deveria investir. Em primeiro lugar está a agricultura, seguida da educação e formação e da industria.

Com estas prioridades de investimento é curioso verificar que os portugueses salientam como acções urgentes em defesa do ambiente precisamente a redução dos impactos negativos da actividade agrícola e industrial. Assim, 51 por cento dos inquiridos afirma que a prioridade das prioridades é o combate à poluição dos rios, seguido da prevenção dos incêndios florestais (48 por cento) e do combate à poluição do ar (29 por cento).

O estudo, a que a TSF teve acesso, retrata um olhar distanciado do cidadão em relação ao ambiente. O que mais choca os portugueses é um rio com peixes mortos, mas o que sentem na pele é a poluição do ar e os maus cheiros.

FICHA TÉCNICA

Este é o segundo inquérito nacional «Os portugueses e o Ambiente». O inquérito foi feito à escala nacional pelo OBSERVA - observatório de Ambiente, Sociedade e Opinião Pública- criado pelo ISCTE e pelo ICS, Instituto de Ciências Sociais.

Foram feitas entrevistas, entre Maio e Junho de 2000, a partir de uma amostra de 1844 indivíduos maiores de 15 anos.

Redação