ciencia

Estrelas «comem» planetas

Um grupo de astrónomos finalmente teve provas de que algumas estrelas são culpadas pelo desaparecimento de alguns planetas em órbita à sua volta. Parece que são «engolidos»...

De acordo com um grupo de astrónomos, surgiram finalmente provas de que alguns planetas são «engolidos» pelas estrelas, à volta das quais gravitam, explicando-se assim o seu desaparecimento.

A equipa liderada por Garik Israelien, do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias, descobiu um estrela «come-planetas» (HD82943) com lítio-6 na sua atmosfera.

Este isótopo de lítio não deveria existir nas imediações deste tipo de estrela semelhante ao Sol porque é rapidamente destruído durante a evolução desse corpo. No entanto, mantém-se intacto nos planetas.

De acordo com o jornal «Nature», os investigadores terão conseguido obter estas informações através de um espectrómetro muito sensível.

A equipa defende que a única hipótese do lítio-6 se encontrar naquela estrela é ela ter «engolido» um ou mais planetas inteiros.

Existem dois planetas a gravitar à volta da HD82943, um deles com um trajecto elíptico, o que reforça a teoria dos cientistas de que o outro terá sido engolido pela estrela.

A HD82943 é uma estrela muito parecida com o Sol, sendo só um pouco maior e mais luminosa. Está a uma distância de 78 anos-luz, o que a torna relativamente próxima do nosso sistema solar.

Redação