ciencia

WWF pede protecção urgente para os oceanos

O Fundo Mundial para a Natureza alertou hoje para o facto dos oceanos estarem a ser sobre-explorados. Este apelo urgente procura ajudar algumas espécies que se encontram em perigo.

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) chamou hoje a atenção para o facto dos oceanos estarem a ser alvo de sobre-expoloração, apelando para a protecção da vida e tesouros neles existentes.

O WWF e a União Mundial para a Natureza (UICN) disseram em comunicado que o oceano abriga criaturas que estão ameaçadas pelas pescas sem regras e pelas explorações petrolíferas e de gás, entre outros factores.

Os corais do alto mar do Atlântico são uma das espécies que estão particularmente em perigo, visto que continuam a ser danificados por traineiras de pesca que arrastam pesadas correntes sobre os recifes.

Uma outra situação delicada é a do Pacífico Sul e do Oceano Índico, onde espécies como baleias, golfinhos e toninhas estão em perigo.

O aumento da pesca e das explorações petrolíferas está a danificar a frágil biodiversidade do alto mar, onde aumenta a sobre-exploração devido à falta de regulação.

As duas organizações não governamentais pedem o estabelecimento de acordos internacionais para regular a administração, protecção e exploração do alto mar além do limite das 200 milhas da zona económica exclusiva dos estados costeiros.

Metade da superfície terrestre está coberta por águas oceânicas que ficam fora das jurisdições nacionais, mas que possuem uma extensa e variada vida marinha.

O comunicado propõe como possível solução a designação de diferentes tipos de áreas protegidos no alto mar para regular a exploração dos seus recursos vivos.

Redação