ciencia

Açores recebem primeiro observatório

Na ilha de São Miguel começaram esta sexta-feira as obras para o primeiro observatório astronómico dos Açores. A iniciativa promete incentivar a cultura científica no arquipélago.

As obras de construção de um observatório astronómico na ilha de São Miguel deram esta sexta-feira o primeiro passo em Santana.

O investimento de 65 mil contos tem como principal motivação o desenvolvimento de uma cultura científica e o incentivo aos jovens da zona interessados nesta área.

O projecto resulta de um trabalho conjunto entre o Governo Regional e o Núcleo Açoriano da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores.

Durante o lançamento da primeira pedra, o director regional para a Ciência e Tecnologia, Henrique Schanderl, reafirmou o interesse do Governo em criar mais observatórios para as Ciências da Terra, Oceanografia e Ambiente.

A ocasião serviu ainda para o lançamento de um CD-ROM sobre ciências naturais, que deverá ser distribuído nas escolas das ilhas.

Redação