Depois de se poder ter notícias da actualidade, desporto ou bolsa, em breve vai ser possível ter também uma «soap-opera» no telemóvel. Cada episódio chega através de três mensagens SMS.
Depois de um utilizador poder receber via SMS (short message service) notícias de actualidade, desporto ou economia, agora vai também ser possível receber novelas, «soap-operas», pelo telemóvel.
Uma empresa já lançou o serviço na Alemanha e está em conversações com televisões inglesas para desenvolver este serviço no Reino Unido.
A «soap-opera» será baseada nas vidas, amores, triunfos e desgraças de um grupo de oito personagens, e chegará a cada aparelho através de três mensagens SMS.
Cada mensagem suporta apenas 160 caracteres, o que não é suficiente para desenvolver um episódio. A «soap-opera» é simplesmente chamada de «SMS-Soap».
A responsável por esta nova forma de «entretenimento móvel» é a Empresa Materna, que chegou a acordo com o operador alemão E-Plus.
«O único problema do SMS é a sua brevidade», disse Michael Ohajuru, porta-voz da Materna, que acrescentou que a maior parte das operadoras permite que se liguem três mensagens seguidas, sendo paga apenas uma.
Na Alemanha, a «soap-opera» é grátis até ao fim de Maio, altura em que a E-Plus vai cobrar por cada episódio recebido. O operador disponibiliza ainda um sumário semanal no seu «site», a cada domingo.
O porta-voz da Materna adiantou que a empresa está em negociações com os escritores britânicos deste tipo de novelas e espera em breve que o serviço seja lançado no Reino Unido.