ciencia

Astronautas europeus vão viajar em naves russas

Entre 2001 e 2006, as naves russas Soyoz vão ser utilizadas para transportar os astronautas europeus até à Estação Espacial Internacional, devido a um acordo entre a Rússia e a Agência Espacial Europeia.

Um acordo assinado entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Rússia irá permitir que, entre 2001 e 2006, o transporte dos astronautas europeus para a Estação Espacial Internacional (EEI) seja feita através de naves Soyoz.

O acordo foi assinado entre o director-geral da ESA, António Rodotá, e o seu homólogo da Rosaviakosmos (agência espacial russa), Yuri Koptiev.

«O tipo de voo, o conteúdo do programa de experimentação e o custo de cada expedição serão negociados caso a caso», indicou a ESA.

Outubro foi o mês definido para a primeira aplicação do acordo, que conta já com a presença confirmada do astronauta italiano Roberto Vittori, que fará a sua primeira viagem ao espaço.

De sete dias a três meses

Os astronautas europeus farão dois tipos de voo: «táxi» e de longa duração.

Os primeiros são voos com sete ou oito dias de duração, destinados a substituir a cápsula Soyuz de emergência acoplada permanentemente à EEI. Os mais longos podem prolongar-se por três ou quatro meses a bordo da estação.

Os voos aumentam igualmente as responsabilidades operacionais dos astronautas europeus no âmbito da EEI.

Redação