Foram encontrados no Brasil fósseis de dinossaurio que podem ser os mais antigos do mundo.
Cientistas brasileiros descobriram no sul do país fósseis de dinossaurio com uma idade entre os 235 e os 241 milhões de anos, podendo assim serem os mais antigos do mundo.
A descoberta aconteceu durante as obras de uma estrada na localidade de Dona Francisca, no estado do Rio Grande do Sul.
Os cientistas necessitam ainda da confirmação da idade dos fósseis e para isso vão realizar exames aos restos encontrados, dois crânios inteiros, parte de um terceiro e uma coluna vertebral.
Os fósseis dos dinossaurios mais antigos eram até agora eram os encontrados no norte da Argentina e sul do Brasil, com idade comprovada de 230 milhões de anos.
O paleontólogo Jorge Ferigolo da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, afirmou ao jornal Folha de São Paulo, que os fósseis agora descobertos têm características de dinossaurios mas alguns parecem ser mais primitivos podendo ser tecodontes, ascendentes dos dinossaurios.
Ferigolo disse ainda que os paleontólogos argentinos depois de examinarem os fósseis concordaram que se tratava de um tipo de dinossaurio muito primitivo ou de um tecodeonte muito evoluído.
A idade dos novos achados foi calculada tendo em conta a formação geológica do terreno onde foram descobertos, que corresponde ao período Triásico, no qual surgiram os primeiros dinossaurios.