ciencia

Novo teste profetiza o sucesso do casamento

Investigadores norte-americanos desenvolveram um teste que ajuda a compreender as razões do divórcio. Esse teste pode fornecer uma boa indicação de quais as ligações que estão desde logo condenadas.

Quando caminhamos para o altar, ninguém sabe se o casamento vai durar para sempre.

No entanto, cientistas acreditam que desenvolveram um teste que pode fornecer uma boa indicação de quais as ligações que estão desde logo condenadas.

Um grupo de Ohio University, nos Estados Unidos, demorou dez anos a desenvolver o teste, que se baseia em analises aos níveis de hormonas.

Os cientistas tiraram amostras de 90 casais casados e dez anos depois voltaram a contactar esses mesmos casais para verificarem quais é que ainda se mantinham no mesmo estado civil.

As amostras foram analisadas para se saber os níveis de adrenalina, norepinephrine, ACTH, e cortisol. Todos estes químicos estão envolvidos no processo da preparação do corpo para lidar com a confrontação.

Constatou-se que os casais divorciados tinham um nível mais elevado de hormonas.

A investigadora Drª Janice Kiecolt-Glaser salienta que embora a literatura sugira que o comportamento tem importância, tal como a agressão ou o pessimismo podem ser factores determinantes para o divórcio, na realidade os verdadeiros causadores são os níveis de hormonas.

As diferenças foram mais evidentes, nas mulheres. Os dados mostram que as mulheres, em particular, registam um nível de hormonas do stress mais elevado que os homens em alturas de conflito, e que ao contrário do que possa parecer essas hormonas não diminuem e até aumentam durante o sono.

Aproximadamente 40 por cento dos casais que casam no Reino Unido acabam por se divorciar.

Redação