ciencia

Vírus «burlão»

Uma ameaça de vírus foi posta a circular na internet através de e-mail. Milhares de pessoas em todo o mundo receberam ou estão a receber um aviso que segundo os responsáveis da McAfee é falso.

Circula por toda a internet um e-mail que tem a seguinte mensagem: «vírus informático poderá residir em qualquer computador num estado de hibernação e infectará o computador da vítima no dia 1 de Junho de 2001».

A mensagem é falsa e em caso algum o cibernauta deve seguir as instruções divulgadas no e-mail que ensinam a apagar o ficheiro supostamente infectado.

O aviso indica que não existe nenhum software antí-vírus capaz de detectar a ameaça que acabaria com todos os ficheiros e pastas do disco rígido.

O e-mail pode vir de endereços de correio electrónico conhecidos e existem várias versões consoante a língua. É pedido ao utilizador receptor que reenvie a mensagem a todos as contas de e-mail que conheça.

Segundo declarações de uma empresa fabricante de antí-vírus, a McAfee, esta mensagem é um logro. Deve ser ignorada e apagada de imediato. Não deve ser reencaminhada para ninguém.

O ficheiro «SULFNBK.exe», que o vírus «burlão» incita a apagar, deve sempre permanecer intacto no computador, sob o risco de provocar complicações.

É parte integrante do «Microsoft Windows 9x» e portanto não deve ser extinto. Se inadvertidamente o ficheiro for apagado poderá pôr em causa a estabilidade de sistema operativo.

Redação