Um portal de telemóveis vai promover uma «votação» para as legislativas britânicas através de mensagens escritas. O chefe executivo da companhia afirma que os resultados vão ser fidedignos.
Um portal de telemóveis na internet vai promover uma «votação» para as eleições legislativas britânicas de 7 de Junho através de mensagens escritas.
Apesar desta votação não ter qualquer efeito na eleição do governo inglês, o chefe executivo da Boltblue afirma que os resultados vão «revelar o estado de espírito da nação» em relação ao acto eleitoral, com resultados fidedignos.
A votação decorre desde 30 de Maio e acaba a 5 de Junho, dois dias antes da eleição «a sério». A Boltblue apresenta os resultados no dia seguinte.
O líder do Partido Liberal Democrático inglês já saudou a iniciativa afirmando que esta irá fazer com que a juventude britânica «esteja ao corrente das eleições gerais».
Um estudo de mercado publicado este mês apurou que quase metade dos jovens entre os 18 e os 24 anos que não pensam em votar nestas eleições, fá-lo-ia se pudesse usar o telemóvel.
A ideia de voto através de meios electrónicos foi apresentada no último congresso do PS. No entanto, a moção sectorial «Quero votar no Multibanco» de António Cabós Gonçalves não obteve a aprovação dos delegados socialistas.